A EXPERIÊNCIA DO NEXT NOS SEUS OITO ANOS DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS COM O JOGO DE XADREZ NA UNIVERSIDADE

Kariston Pereira, Iandra Pavanati

Resumo


O NexT (Núcleo de Estudos em Xadrez & Tecnologias) visa proporcionar à comunidade a oportunidade de aprender, praticar, treinar, competir, estudar e pesquisar o xadrez e suas tecnologias dentro da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Na busca desse objetivo, o NexT tem desenvolvido diversas ações de ensino, pesquisa e extensão deste 2011. Entre elas destacam-se o Projeto “Sextas Xadrez na Universidade”, com o desenvolvimento de oficinas lúdico-didáticas orientadas de xadrez, para propiciar a integração dos participantes e possibilitar a troca de experiências entre os mesmos e o Projeto “Torneios de Xadrez na Universidade”, com a realização de competições e treinamentos entre os membros e potenciais membros do NexT. Vinculadas a este projeto, o NexT também desenvolve competições seletivas para os Jogos de Integração dos Acadêmicos da UDESC (JIUDESC), bem como a preparação dos atletas selecionados. Outro projeto de grande importância no NexT é o Projeto “Cursos de Xadrez na Universidade” que, a cada ano, conduz duas turmas no curso de xadrez de nível básico, permitindo aos aprendizes o acesso ao conhecimento enxadrístico elementar e também duas turmas do curso de nível intermediário, alternando temas como fundamentos de finais, tática, estratégia e aberturas.  Na pesquisa, o NexT já orientou trabalhos na Graduação e Dissertações de Mestrado. Vale também salientar conquistas tanto internas como nacionais do NexT enquanto programa de extensão, já que obteve a nota máxima no Edital ProExt 2014 do Ministério da Educação e, em 2018, foi avaliado como o melhor programa de extensão da UDESC. Com o desenvolvimento continuado deste núcleo e suas ações vinculadas, tem-se consolidado na UDESC uma comunidade de prática e treinamento enxadrísticos junto a um ambiente de pesquisa e estudos interdisciplinares, em que o jogo de xadrez é o elemento integrador.

Palavras-chave


Jogo de Xadrez. Tecnologias. Interdisciplinaridade. Cognição. Aprendizagem.

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DOI: http://dx.doi.org/10.21575/25254782rmetg2020vol5n11010

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Direitos autorais 2020 Kariston Pereira, Iandra Pavanati

Revista Mundi Engenharia, Tecnologia e Gestão ISSN 2525-4782

Qualis: B4 - Interdisciplinar, B5 - Geografia, B5 - Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo, B5 - Comunicação e Informação, B5 - Engenharias III