Apoio virtual no Ensino Superior: Um Estudo Exploratório

Hélio Toshio Kamakawa, Angela Fontana Marques, Francisco Pereira Junior

Resumo


O ensino da linguagem de programação desenvolve competências do aluno para conceber sistemas computacionais capazes de resolver problemas reais. Porém, estudos indicam altas taxas de insucesso em disciplinas que abordam estes conceitos. Assim, o ambiente virtual de aprendizagem Modular Object Oriented Dynamic Learning Environment (MOODLE) foi utilizado para ampliar as possibilidades do ensino presencial da disciplina de Desenvolvimento de Software Orientado a Objeto do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal do Paraná de Paranavaí. O experimento foi realizado no primeiro semestre do ano letivo de 2017 com a divisão dos alunos em dois grupos: Grupo Experimental (GE) e o Grupo de Controle (GC). Somente o GE foi submetido ao apoio virtual por meio do MOODLE. No final do semestre, uma avaliação certificativa foi aplicada para medir a eficácia do experimento. Por meio de uma validação quantitativa, constatou-se que os estudantes que tiveram apoio virtual apresentaram melhores resultados na avaliação.

Palavras-chave


Ensino de Programação; MOODLE; Apoio virtual.

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DOI: http://dx.doi.org/10.21575/25254782rmetg2020vol5n81311

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Direitos autorais 2020 Hélio Toshio Kamakawa, Angela Fontana Marques, Francisco Pereira Junior

Revista Mundi Engenharia, Tecnologia e Gestão ISSN 2525-4782

Qualis: B4 - Interdisciplinar, B5 - Geografia, B5 - Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo, B5 - Comunicação e Informação, B5 - Engenharias III