A UTILIZAÇÃO DA ROBÓTICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Mariane Cristina Andrade, André Luiz Salvat Moscato, Juliano Aparecido Verri, João Paulo Lima Silva de Almeida, Ricardo Breganon

Resumo


A crescente demanda dos diversos setores produtivos por profissionais qualificados das áreas tecnológicas nem sempre é completamente atendida, devido à desistência e/ou atrasos na formação de estudantes, que muitas vezes apresentam dificuldades na compreensão dos conteúdos da matemática, física, química, entre outros da área das ciências exatas. Com base nesta relação defasada entre a demanda e formação de profissionais, se faz necessária a utilização de metodologias educacionais alternativas que motivem e proporcionem o êxito no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos mencionados. A utilização da robótica educacional como ferramenta metodológica tem se mostrado uma opção válida para mitigar esta situação. Neste contexto, com a utilização do kit de robótica educacional LEGO Mindstorms® NXT 2.0, este trabalho propõe o desenvolvimento de um experimento que contempla a observação e abordagens alternativas para um amplo conjunto de conteúdos da área das ciências exatas, tais como: estrutural e dinâmica (conceitos da mecânica e da física), componentes elétricos/eletrônicos (conceitos da eletrônica aplicados ao controle e automação), modelos matemáticos e programação (conceitos de lógica). Especificamente, o principal objetivo do experimento proposto requer que o estudante busque soluções em diversas áreas do conhecimento para o levantamento da potência e do torque em motores elétricos, a fim de observar uma relação interdisciplinar entre os conteúdos envolvidos. Os resultados são obtidos por meio da variação de posição no tempo de uma massa que é alçada pelo motor. Com estes valores, são apresentados graficamente o comportamento da potência mecânica, velocidade angular, rotação e torque com função porcentagem de potência (fornecido pelo software). Para validar a metodologia, a rotação calculada é comparada a rotação medida e o comportamento do torque pela potência é analisado.


Palavras-chave


Educação Profissional; Ensino; Tecnologia.

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DOI: http://dx.doi.org/10.21575/25254782rmetg2020vol5n81359

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Direitos autorais 2020 Mariane Cristina Andrade, André Luiz Salvat Moscato, Juliano Aparecido Verri, João Paulo Lima Silva de Almeida, Ricardo Breganon

Revista Mundi Engenharia, Tecnologia e Gestão ISSN 2525-4782

Qualis: B4 - Interdisciplinar, B5 - Geografia, B5 - Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo, B5 - Comunicação e Informação, B5 - Engenharias III