INOVAÇÃO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

Pedro Vieira Souza Santos, Mônica Ferreira de Brito Rocha

Resumo


As Pequenas e médias empresas (PME’s) expressam grande representação na economia Nacional. Entretanto, para manterem-se competitivas e terem longevidade, o comportamento das PME’s que crescem no Brasil mostram que, na atual conjuntura, é preciso inovar para se manter competitivo em meio às ameaças constantes do mercado. Nesse contexto, a inovação surge como fator primordial no desenvolvimento de estratégias ligadas a sustentabilidade das empresas desse porte. Logo, este trabalho tem como objetivo analisar como a inovação tem sido tratada e associada como forma de estratégia em Pequenas e Médias Empresas (PME’s). Tal pesquisa pode ser classificada quanto ao objetivo como exploratória e descritiva, uma vez que o levantamento das abordagens de diferentes autores acerca da temática de inovação e estratégia em PME’s inicia-se na identificação, apontamento e compreensão dos atributos dos diversos estudos ligados ao assunto e das relações entre eles. Por fim, foram extraídas as principais informações sobre os resultados e apontamentos dos estudos publicados e consultados sobre a temática tratada e seus respectivos direcionamentos.

Palavras-chave


Inovação; Gestão da inovação; Estratégias; Empresas;

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.21575/25254782rmetg2017vol2n2366

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Pedro Vieira Souza Santos, Mônica Ferreira de Brito Rocha

Revista Mundi Engenharia, Tecnologia e Gestão ISSN 2525-4782

Qualis: B4 - Interdisciplinar, B5 - Geografia, B5 - Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo, B5 - Comunicação e Informação, B5 - Engenharias III

 

Bases indexadas