UMA VISÃO DO LIVRO DIDÁTICO DE FÍSICA COMO TECNOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Kelly Vanessa Fernandes Dias da Silva, Alysson Ramos Artuso

Resumo


Este artigo tem como objetivo abordar uma visão do livro didático (LD) de Física, no campo da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), como uma tecnologia no processo de ensino e aprendizagem. Inicialmente, apresenta-se e discute-se brevemente o campo de estudos CTS, reflete-se sobre a presença universal do livro didático nas instituições públicas de ensino por meio do programa governamental denominado Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Em seguida, são explicitadas algumas funções essenciais desempenhadas pelo LD, feitos questionamentos sobre seu atual papel na educação. Por fim, são apresentadas oito definições de tecnologia e argumentado como o livro didático se adéqua a pelo menos quatro dessas definições, concluindo-se, portanto, pela visão do livro didático como uma tecnologia.

UMA VISÃO DO LIVRO DIDÁTICO DE FÍSICA COMO TECNOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM


Palavras-chave


Livro didático. Tecnologia. CTS. Física.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.21575/25254782rmetg2018vol3n1508

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Kelly Vanessa Fernandes Dias da Silva, Alysson Ramos Artuso

Revista Mundi Engenharia, Tecnologia e Gestão ISSN 2525-4782

Qualis: B4 - Interdisciplinar, B5 - Geografia, B5 - Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo, B5 - Comunicação e Informação, B5 - Engenharias III

 

Bases indexadas