O PROCESSO EDUCATIVO E O CAMPO CTS: CONTEXTOS E ARTICULAÇÕES

Carla de Oliveira Vaz Chiarello, Alysson Ramos Artuso

Resumo


O processo educativo pode ser entendido como uma mudança de comportamento constituída por vários aspectos derivados da interação de estruturas cognitivas e do meio em que se vive. Na tradição do materialismo histórico, o processo de formação do ser humano como capaz de produzir sua própria existência é, em si, um processo educativo. Sua vivência – formal ou informal – é habitual aos seres humanos, mas nem sempre se questiona sua adequação às realidades e necessidades da sociedade. A proposta deste artigo, portanto, é uma reflexão teórica sobre o processo educativo a partir de conceitos e métodos do campo de estudo Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Para isso, descrevem-se influências e implicações do processo de aprendizagem e, na sequência, são contempladas aproximações com a área CTS a partir de autores como Bazzo e Kuhn e possíveis articulações com o pensamento de teóricos da educação, como Saviani e Gadotti. Dessa exposição, emerge a necessidade de reflexão e pensamento crítico para a inserção do indivíduo na sociedade, pois a ausência destes o expõe ao fracasso e à marginalização.


Palavras-chave


Aprendizagem. Ciência, Tecnologia e Sociedade. Processo Educativo

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DOI: http://dx.doi.org/10.21575/25254782rmetg2018vol3n1519

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Direitos autorais 2018 Carla de Oliveira Vaz Chiarello, Alysson Ramos Artuso

Revista Mundi Engenharia, Tecnologia e Gestão ISSN 2525-4782

Qualis: B4 - Interdisciplinar, B5 - Geografia, B5 - Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo, B5 - Comunicação e Informação, B5 - Engenharias III

 

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