KLOSS: FERRAMENTA GRÁFICA PARA O ENSINO DE ALGORITMOS DE ORDENAÇÃO

Karina Mayumi Johansson, Daniela Eloise Flor

Resumo


A literatura relata dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Algoritmo e Estrutura de Dados (AED). Fatores complicadores apontados são: o ensino da disciplina logo no início do curso e a exigência de capacidades dos alunos, como: alto nível de abstração, pensamento crítico, base matemática e lógica; habilidades que muitas vezes não foram desenvolvidas em anos anteriores de estudo. Uma proposta para tentar minimizar esse problema é a utilização de ferramentas gráficas de apoio. No contexto nacional do ensino da disciplina AED, a metodologia tem obtido resultados positivos. Um ponto observado sobre as ferramentas existentes é que elas ilustram os diversos métodos de ordenação de vetores de modo genérico, independemente de suas particularidades. Deste modo, este trabalho tem como objetivo apresentar Kloss, uma ferramenta gráfica para o ensino de algoritmos de ordenação desenvolvida no ambiente Scratch. A ferramenta apresenta as animações dos métodos Bubble Sort, Insertion Sort e Quick Sort. Kloss foi empregada no ensino do conteúdo, na disciplina Algoritmos e Linguagem de Programação II, em um Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. A partir dessa utilização, foi feita uma avaliação quantitativa de Kloss, que obteve como resultados aproximadamente 80% de aceitação nos quesitos interface gráfica e usabilidade.

Palavras-chave


Algoritmos de Ordenação; Ferramenta gráfica; Processo de Ensino-Aprendizagem; Computação; Estrutura de Dados

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DOI: http://dx.doi.org/10.21575/25254782rmetg2018vol3n4564

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Direitos autorais 2018 Karina Mayumi Johansson, Daniela Eloise Flor

Revista Mundi Engenharia, Tecnologia e Gestão ISSN 2525-4782

Qualis: B4 - Interdisciplinar, B5 - Geografia, B5 - Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo, B5 - Comunicação e Informação, B5 - Engenharias III

 

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