MODELAGEM NUMÉRICA DA REPRODUTIBILIDADE DE DERRAME DE ÓLEO BUNKER DURANTE OPERAÇÃO DE ABASTECIMENTO DE EMBARCAÇÃO

Caroline Barbosa Monteiro, Phelype Haron Oleinik, Bruno Vasconcellos Lopes, Juliana Costi, Eduardo de Paula Kirinus, Wiliam Correa Marques

Resumo


Regiões costeiras podem apresentar alta suscetibilidade a derramamentos de óleo, devido ao intensificado transporte e manuseio de combustíveis em áreas portuárias, por exemplo. Derrames de óleo ambiente marinho podem gerar efeitos crônicos em curto, médio e longo prazo, justificando a modelagens desses eventos. O deslocamento e o intemperismo partículas de óleo na água foram avaliados por simulação numérica de reprodutibilidade de um derrame de óleo marítimo bunker em um Terminal de Petróleo e derivados em uma zona estuarina. Foi utilizada a configuração acoplada do modelo ECOS (Easy Coupling Oil System) ao código fonte do modelo hidrodinâmico tridimensional Telemac3D. Tal configuração possibilitou a transferência de resultados hidrodinâmicos para o modelo de óleo, permitindo assim o cálculo das trajetórias e do comportamento das partículas de óleo. Os resultados hidrodinâmicos foram analisados em termos dos campos de velocidade de correntes e elevação da superfície livre do mar, e pela análise de séries temporais da elevação da superfície associada a análise das principais forçantes físicas atuantes na área de estudo. A contribuição da velocidade de ventos representou cerca 60% e a intensidade de correntes aproximadamente 10% dos processos simulados. Os resultados apontam boa equivalência entre as informações simuladas e as observações realizadas em campo, no relatório de emergência ambiental do acidente. Tal similaridade entre dados modelados e informações coletas em campo para o acidente apontam a competência d


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DOI: http://dx.doi.org/10.21575/25254782rmetg2018vol3n3648

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Revista Mundi Engenharia, Tecnologia e Gestão ISSN 2525-4782

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