DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO CURRICULAR EM EAD: A FORMAÇÃO DE GESTORES ESCOLARES

Ezequiel Westphal, Antônio Ferreira

Resumo


A finalidade desse artigo é demonstrar a discussão de uma proposta curricular implementada para cursos de especialização em gestão escolar, na modalidade EaD na interconexão das novas tecnologias da informação e da comunicação e o alcance territorial, socioeconômico, cultural e educacional de tal proposta. A troca de experiências desafiou a equipe docente e pedagógica a construir coletivamente, no espaço escolar, uma diversidade metodológica capaz de valorizar o aluno frente a questões sociais e profissionais por meio das tecnologias. A metodologia utilizada atendeu aos pressupostos do método qualitativo de pesquisa social. Empregou-se procedimento da observação participante, no qual o pesquisador se coloca em uma determinada situação social no intuito de se aproximar, coletar dados e compreender o contexto da pesquisa em suas contradições e representações, entre normas e as práticas escolares vivenciadas. Reuniões presenciais e por videoconferências foram realizadas com regularidade durante um ano no intuito de dialogar e construir uma proposta pedagógica de gestão escolar em EAD que se voltasse aos interesses de educadores e gestores públicos em várias localidades do país. Além dos dados coletados utilizou-se de procedimentos de análise de documentos, legislação educacional, normas e acervo bibliográfico referente ao tema. Para análise da coleta identificou-se categorias centrais que passaram a ser a centralidade dos conteúdos dos módulos ou componentes curriculares. Durante a pesquisa e a elaboração da proposta pedagógica, algumas devolutivas foram realizadas com estudantes de gestão escolar nos polos, docentes EaD e equipe pedagógica das escolas envolvidas na construção dessa síntese. Após conclusão dessa proposta pedagógica, experiência piloto foi realizada em vários polos dos estados de Tocantins e Goiás, no intuito de compreender melhor o desenvolvimento do curso de Gestão Escolar, em nível de especialização, no atendimento às demandas da rede pública de ensino. O resultado foi significativo, a partir da devolutiva dos estudantes, não se tratando aqui, no desdobramento da proposta para o desenvolvimento de métodos de análise para mensurar dados e construir uma nova síntese. Tal finalidade procurou atender uma concepção pedagógica de currículo aplicada à EaD, na área da Gestão Escolar, em cursos de especialização que tinham por preocupação a formação precípua do pedagogo no cotidiano das escolas públicas em várias localidades do país.

Palavras-chave


currículo EaD, formação de professores, gestão escolar, metodologia EaD.

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DOI: http://dx.doi.org/10.21575/25254782rmetg2018vol3n3656

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Direitos autorais 2018 Ezequiel Westphal, Antônio Ferreira

Revista Mundi Engenharia, Tecnologia e Gestão ISSN 2525-4782

Qualis: B4 - Interdisciplinar, B5 - Geografia, B5 - Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo, B5 - Comunicação e Informação, B5 - Engenharias III

 

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