DEMANDA POR CONVENIÊNCIA NO SETOR DE ALIMENTAÇÃO: APONTAMENTOS SOBRE DETERMINANTES DO CONSUMO

Thelma Lucchese Cheung, Gislayne da Silva Goulart

Resumo


Este artigo apresenta os resultados de um estudo exploratório que mediu a frequência de compra e a atitude de 476 consumidores do centro-oeste brasileiro em relação a um produto alimentar inovador, o pão de queijo com cenoura congelado. Para o tratamento dos dados, foi realizada a análise estatística descritiva, seguida da análise Multinomial Logit com o auxílio do software Stata. Os resultados dessas análises permitiram identificar que para mais da metade dos consumidores, agrupados em níveis de frequência de compra, o que pão de queijo congelado é um sinônimo de comida prática/rápida. As variáveis socioeconômicas – gênero, escolaridade, renda e situação conjugal são estatisticamente significativas, sendo determinantes da variação da frequência de compra do produto.


Palavras-chave


Consumo de alimentos de conveniência. Atitude e comportamento. Inovação em alimentos.

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Direitos autorais 2016 Thelma Lucchese Cheung, Gislayne da Silva Goulart

Revista Mundi Meio Ambiente e Agrárias ISSN 2525-4790

Qualis: B2 - Sociologia, B4 - Interdisciplinar, B5 - Geografia, B5 - Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo