O PAPEL DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO: O CASO DO IFC – CAMPUS SRS

Suzana Maria Pozzer da Silveira, Rita de Cássia Freitas Santos, Luana Isoppo da Silva, Amanda Bristot Varela

Resumo


A problemática ambiental demanda novos modelos de desenvolvimento, mais sustentáveis e equitativos e, em consequência, novos valores/hábitos de consumo. Em função disso, a educação ambiental passa a ser muito considerada, pois facilita a práxis cidadã através da “ação-reflexão-ação”. Diversas legislações passam a orientar a implementação da educação ambiental nos diferentes níveis de ensino, com um caráter interdisciplinar e transversal. A partir desse referencial e do conceito de desenvolvimento territorial sustentável, a pesquisa procurou compreender como Instituições que têm entre suas metas o desenvolvimento local, tais como os Institutos Federais, consideram a referida temática. Toma por lócus o Instituto Federal Catarinense Campus Santa Rosa do Sul por agregar cursos voltados ao desenvolvimento rural, tendo por objetivo verificar a relevância da educação ambiental nesse contexto.

Palavras-chave


educação ambiental, território, sustentabilidade, desenvolvimento local

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DOI: http://dx.doi.org/10.21575/25254790rmmaa2020vol5n2978

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Direitos autorais 2020 Suzana Maria Pozzer da Silveira

Revista Mundi Meio Ambiente e Agrárias ISSN 2525-4790

Qualis: B2 - Sociologia, B4 - Interdisciplinar, B5 - Geografia, B5 - Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo