EDUCAÇÃO E TRABALHO: PERCEPÇÕES DE JOVENS ESTUDANTES DE CURSOS DE ENSINO TÉCNICO INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO

Daniela de Campos, Osmar Lottermann, Poliana Antunes

Resumo


O presente artigo é resultado de projeto de pesquisa que tinha como principal objetivo compreender a importância do trabalho na formação dos alunos matriculados em cursos dessa modalidade no Campus Farroupilha do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. O estudo foi motivado pelo debate sobre a reforma desta etapa da escolarização básica e também por uma percepção dos pesquisadores de que os alunos atribuem peso significativo ao trabalho, mesmo estando em etapa de formação escolar. Além disso, a pesquisa visava entender a relação existente entre a escolha por um curso médio profissionalizante e aquilo que os jovens aspiram para seu futuro profissional, ampliando o conhecimento acerca do alcance da formação de Ensino Médio na vida dos seus egressos, especificamente, em relação à preparação básica para o trabalho e para a cidadania. A pesquisa foi realizada em duas etapas: a primeira, de caráter bibliográfico e documental e a segunda, uma pesquisa de opinião, não identificada, por meio de questionário eletrônico, aplicada com estudantes dos Cursos Técnicos em Informática e Administração Integrados ao Ensino Médio da instituição mencionada. Após a organização e exame das respostas obtidas, verificou-se que os estudantes percebem a formação técnica como uma excelente oportunidade para ingresso no mundo do trabalho. Análises mais apuradas sobre o tema serão realizadas na continuidade da pesquisa que utilizará metodologia de cunho qualitativo.


Palavras-chave


Jovens. Ensino Médio. Educação. Trabalho.

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DOI: http://dx.doi.org/10.21575/25254774rmsh2020vol5n31193

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Direitos autorais 2020 Daniela de Campos, Osmar Lottermann, Poliana Antunes

Revista Mundi Sociais e Humanidades ISSN 2525-4774

Qualis: B2 - Ensino, B4 - Interdisciplinar, B4 - Psicologia