OS JOVENS DO ENSINO MÉDIO E O CURRÍCULO OFERTADO NAS ESCOLAS PÚBLICAS

Fabiana Ribeiro da Silva Ramos

Resumo


O objetivo deste artigo é propiciar reflexões sobre o currículo proposto para o ensino médio das escolas públicas e os estudos realizados sobre a identidade e as expectativas dos estudantes deste nível de ensino. A motivação desta pesquisa encontra-se no fato de que estudos na área da educação têm apontado para o desinteresse dos jovens do ensino médio pela escola, mais especificamente pelo currículo e a relação com os estudantes, seus saberes e experiências. Outro ponto a destacar está na obrigatoriedade, após emenda constitucional 59/09, que amplia a obrigatoriedade da educação as crianças e adolescente dos 04 aos 17 anos. Desse modo, o artigo apresenta estudos sobre o currículo e as relações estabelecidas entre indisciplina e desinteresse dos jovens pelo estudo, a identidade e as expectativas dos estudantes desse nível de ensino e os caminhos possíveis para aproximação destes jovens ao Ensino Médio, por meio de um currículo que socialize o conhecimento historicamente acumulado e valorize a identidade e pluralidade cultural com vistas a transformar a sua realidade social. A metodologia adotada é a pesquisa de estudo bibliográfica de forma qualitativa. O trabalho realizado aponta para a necessidade de repensar a escola e o currículo do ensino médio frente às necessidades e expectativas do jovem na sociedade e na escola. Possibilitando uma educação transformadora e significativa para os jovens do ensino médio.

Palavras-chave


currículo, ensino médio, jovens

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.21575/25254774rmsh2020vol5n11219

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Fabiana Ribeiro da Silva Ramos

Revista Mundi Sociais e Humanidades ISSN 2525-4774

Qualis: B2 - Ensino, B4 - Interdisciplinar, B4 - Psicologia