A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Giselle Felipe Ribeiro, Alysson Ramos Artuso

Resumo


O estudo das temáticas e metodologias utilizadas no ambiente escolar é objeto de diversos pesquisadores, vista a importância da qualidade que se espera da educação e os resultados por ela alcançados. Uma educação sob uma perspectiva CTS, objetivando uma formação discente com destacado protagonismo, com um viés no desenvolvimento científico e tecnológico, precisa estar focada em um estudo crítico. Nesse contexto, a Alfabetização Científica e Tecnológica como uma tecnologia de ensino, busca esses novos caminhos, para que os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental possam, ainda no início de sua vida acadêmica, estreitar esse conhecimento científico e se apropriar do uso das tecnologias, para que nos anos subsequentes realmente haja uma continuidade em sua aprendizagem. E a Aprendizagem Significativa vem reforçar esses objetivos, com um pensar estruturado sobre a construção gradativa do conhecimento, onde o aluno seja o ator principal e, ao mesmo tempo, aprenda ensinando e ensine aprendendo, abandonando os velhos paradigmas e criando novos jeitos de aprender.

Palavras-chave


CTS; Aprendizagem significativa; Alfabetização científica e tecnológica

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DOI: http://dx.doi.org/10.21575/25254774rmsh2020vol5n11235

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Revista Mundi Sociais e Humanidades ISSN 2525-4774

Qualis: B2 - Ensino, B4 - Interdisciplinar, B4 - Psicologia