EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO NO BRASIL: CURSOS TÉCNICOS OU PROFISSIONALIZANTES?
Resumo
A Educação Profissional e Tecnológica é, desde os anos de 1931, principalmente reconhecida em virtude de seus cursos técnicos de nível médio. Contudo, seria o nome técnico o mais adequado para descrevê-lo? O presente trabalho tem por objetivo contribuir para esse debate e argumentar pela mudança da nomenclatura. Para tal, serão abordados, em primeiro lugar, a etimologia da palavra “técnica”, desde a Grécia Antiga até a atualidade. Em seguida, será apresentada a trajetória da EPT e todos os elementos que contribuíram para a construção de preconceitos em relação à formação técnica de nível médio, bem como algumas pesquisas definem o que significa ser um técnico. Por fim, serão colocadas as razões para alteração do nome para cursos profissionalizantes.
Palavras-chave
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.21575/25254774rmsh2020vol5n21242
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Direitos autorais 2020 David José de Andrade Silva
Revista Mundi Sociais e Humanidades ISSN 2525-4774
Qualis: B2 - Ensino, B4 - Interdisciplinar, B4 - Psicologia