FILOSOFIA DA MATEMÁTICA: COMPLEMENTANDO OS CONHECIMENTOS NA BUSCA DA CRITICIDADE.

Loriete Marques Henrique, Sidney Reinaldo Silva, Mateus das Neves Gomes

Resumo


O presente trabalho, que versa dentro do campo da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), tem como objetivo apresentar uma perspectiva sobre a Matemática enquanto área de conhecimento. Tal artigo busca suscitar um olhar mais reflexivo, em especial ao graduando em ciências exatas. Objetiva, de maneira mais específica aos matemáticos, ampliar os saberes de forma a complementar uma formação que oferece, tradicionalmente, pouca criticidade. O currículo tradicional fomenta o fazer matemático em detrimento do saber matemático, sendo assim fornecido por grande parte das instituições de ensino superior. Realizou-se uma pesquisa de caráter bibliográfico, buscando a partir de um viés filosófico, mostrar o desenvolvimento do conhecimento matemático enquanto ciência. Apontam-se as primeiras concepções do pensamento matemático na Grécia, em que a matemática e filosofia eram interdependentes, trazendo a racionalidade aonde o domínio era empírico, até as pesquisas mais atuais, com saber matemático e o fazer matemático começando a serem reintegrados, trazendo uma concepção de conhecimento matemático inter-relacionado a fatores históricos e sociais. Ao final do trabalho é possível compreender e refletir de maneira mais crítica e com multiplicidade de olhares sobre a essência do conhecimento matemático, sobre suas práticas, e os reflexos destas nos diferentes grupos sociais e na sociedade como um todo. A partir de tais reflexões foram realizados questionamentos sobre as ciências, sua neutralidade enquanto produção humana e seu status de legitimidade absoluta.

Palavras-chave


Matemática; CTS; Filosofia da Matemática; Ensino Superior

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.21575/25254774rmsh2020vol5n11262

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Loriete Marques Henrique, Sidney Reinaldo Silva, Mateus das Neves Gomes

Revista Mundi Sociais e Humanidades ISSN 2525-4774

Qualis: B2 - Ensino, B4 - Interdisciplinar, B4 - Psicologia