A VIDA ATRÁS DAS GRADES: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA ACERCA DA REALIDADE IMPOSTA PELO CÁRCERE

Daniele Oliveira do Amaral, Gabriella Ferro Dalla Mora, Andressa Melina Becker da Silva

Resumo


O sistema prisional brasileiro tem como objetivo a ressocialização e a punição da criminalidade, objetivo esse distante da realidade. O objetivo desse trabalho é descrever a realidade biopsicossocial do cárcere brasileiro e avaliar quais são os protocolos/métodos de avaliação psicológica que são utilizados na realização de pesquisas empíricas referentes. O método utilizado foi revisão sistemática da literatura, sendo a busca realizada em 5 bases de dados nacionais e internacionais: Scielo, Pepsic, Lilacs, Biblioteca Virtual de Saúde e Periódicos CAPES. Os descritores utilizados foram “avaliação psicológica” e “prisão” ou “cárcere”. A busca resultou em 640 artigos, sendo 69 artigos incluídos de acordo com os critérios: terem sido publicados entre 2008 e 2019, escritos em português, serem pesquisas empíricas com coletas de dados pertinente a temática. Foram excluídos artigos encontrados em mais de uma base de dados, artigos sem uma boa estrutura metodológica e que não se enquadrem nos objetivos do estudo. Os resultados foram descritos em quatro categorias temáticas, sendo elas: mulheres no sistema prisional, saúde da população carcerária, homens no sistema prisional e vivências dos agentes penitenciários. Nos 21 artigos selecionados, foram encontrados diversos instrumentos, sendo que entrevistas e questionários sócio demográficos são os que se sobressaem, porém o uso de testes validados pelo Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (SATEPSI) são poucos comparados com outros instrumentos. Através da pesquisa foi possível verificar a realidade do sistema prisional brasileiro, sendo sugerida intervenções nesses ambientes buscando maior humanização.

 


Palavras-chave


psicologia social. avaliação psicológica. sistema prisional.

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DOI: http://dx.doi.org/10.21575/25254774rmsh2020vol5n31430

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Direitos autorais 2020 Daniele Oliveira do Amaral, Gabriella Ferro Dalla Mora, Andressa Melina Becker da Silva

Revista Mundi Sociais e Humanidades ISSN 2525-4774

Qualis: B2 - Ensino, B4 - Interdisciplinar, B4 - Psicologia