PROJETO LEITURA CONSTRUINDO A CIDADANIA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS

Roberto Carlos Bianchi, Jussara Isabel Stockmanns, Viviane Aparecida Traversin Pereira

Resumo


Este artigo intitulado “Projeto Leitura construindo a cidadania: possibilidades e desafios” vem ao encontro das necessidades do Centro da Juventude e em encontro dos desafios e expectativas do IFPR – Campus Palmas, visto que o mesmo foi desenvolvido a partir da extensão universitária, de forma interdisciplinar, com uma equipe da área de Letras e Pedagogia. Este projeto de extensão promoveu a integração e a verticalização da educação básica à educação superior, com ênfase no desenvolvimento humano, cultural, social e econômico do Município de Palmas/PR. O mesmo objetivou contribuir para o exercício da cidadania juntamente com crianças, adolescentes e jovens, por meio de intercâmbio entre o IFPR – Campus Palmas e a Centro da Juventude, na construção do hábito da leitura e na percepção da função social da leitura, visou estimular a autoestima, valorizar as habilidades e competências incluindo-os nas ações da sociedade local. As ações do mesmo permearam  o circuito de leitura, com momentos de leitura individual e grupal com estímulo e acompanhamento utilizando a biblioteca e a gibiteca, os livros infanto-juvenis, jornais e revistas de circulação local, regional e nacional, lendas, poemas, canções, trava-línguas, piadas, provérbios, tarjas, notícias e anúncios; vivência da leitura, com momentos de socialização como teatros, danças, culinária, monólogos, e outras formas de representação corporal, bem como a utilização de várias técnicas de representação oral, escrita ou gráfica; e, disseminação do projeto através de publicações e comunicação oral em âmbito local e regional, com representação vivenciada, ou sistematizada de forma impressa ou gráfica. 


Palavras-chave


Reencantamento; leitura; função social, cidadania.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.21575/25254774rmsh2017vol2n2257

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Roberto Carlos Bianchi, Jussara Isabel Stockmanns, Viviane Aparecida Traversin Pereira

Revista Mundi Sociais e Humanidades ISSN 2525-4774

Qualis: B2 - Ensino, B4 - Interdisciplinar, B4 - Psicologia

 

Bases indexadas