A CULTURA DO DESCARTE E RECICLAGEM DOS RESÍDUOS ELETROELETRÔNICOS: UM ESTUDO DE CASO NA UFERSA - CENTRO MULTIDISCIPLINAR PAU DOS FERROS/RN

Luzia Luana da Silva Medeiros

Resumo


O presente trabalho dispõe de uma discussão frente à compreensão do estudo da percepção ambiental e dos resíduos eletroeletrônicos. O objetivo principal consiste em analisar de que forma está sendo desenvolvida a cultura do descarte e reciclagem do lixo eletrônico, especialmente pilhas e baterias usadas, junto aos docentes, técnicos administrativos e discentes da UFERSA - Centro Multidisciplinar Pau dos Ferros/RN. O percurso metodológico adotado envolveu um estudo de caso nas dependências da universidade, com o auxílio de fotografias e questionários semiestruturados na temática em tela, subsidiando ao método descritivo, exploratório e pesquisa bibliográfica com abordagem de caráter quantitativo. Nos principais resultados explorou-se a respeito do conhecimento do público alvo no que se refere aos resíduos sólidos de equipamentos eletroeletrônicos, destacando a compreensão dos entrevistados sobre questões que envolvem a toxidade e periculosidade do lixo eletrônico, bem como o seu destino final. A disponibilização e o uso das lixeiras de coleta seletiva específicas para o recebimento de pilhas e baterias nas dependências da instituição foi outro fator explorado.  A discussão e repasse de informações sobre o tema, tais como ações educacionais e de desenvolvimento racional e a percepção ambiental dos indivíduos como ferramenta para a construção do senso crítico na geração de ideias conscientes e corretas, dentro e fora do universo acadêmico constitui-se de suma importância para toda a universidade, abrangendo dimensões sociais externas.


Palavras-chave


Resíduos eletroeletrônicos; Percepção ambiental; Descarte inadequado; UFERSA

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DOI: http://dx.doi.org/10.21575/25254774rmsh2017vol2n2297

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Direitos autorais 2017 Luzia Luana da Silva Medeiros

Revista Mundi Sociais e Humanidades ISSN 2525-4774

Qualis: B2 - Ensino, B4 - Interdisciplinar, B4 - Psicologia

 

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