INDICADORES DE DESEMPENHO COMO ARTEFATOS TECNOLÓGICOS NO CONTEXTO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE

Cândida Helena Alves Pereira Amaral, Mateus das Neves Gomes

Resumo


Neste trabalho é possível observar as relações sociais em um estudo de caso através da abordagem metodológica da Teoria Ator-Rede (TAR). Baseado nos direcionamentos de Michel Callon e Bruno Latour analisa-se a necessidade de indicadores de desempenho como artefato informacional utilizado para melhor entendimento das demandas, dar transparência, credibilidade e medir o êxito institucional. Levando em consideração as relações humanas e não humanas e a heterogeneidade dos atores que a compõem através de suas redes de interesses. O objetivo é compreender a importância de indicadores de desempenho como artefatos tecnológicos para a gestão informacional das instituições. É preciso também, levar em conta a importância do controle dos indicadores de desempenho para visão, ampla e integral através de dados estatísticos. A compilação dos dados e a apresentação através de gráficos estatísticos auxilia a visão do todo e a tomada de decisões por parte da administração. A experiência analisada foi realizada na disciplina de estatística do curso de licenciatura de ciências sociais do Instituto Federal do Paraná no ano de 2016. Uma possibilidade de inserir conceitos estatísticos de forma que discentes sentem-se confortáveis e compreendam o conteúdo programático. Dentre os diversos projetos desenvolvidos na disciplina um deles teve como temática analisar o efeito dos programas institucionais na permanência dos estudantes no curso, sobretudo os que estavam economicamente vulneráveis. Os resultados apontam que as Políticas Públicas de fomento financeiro logram êxito no auxílio ao combate à evasão escolar.


Palavras-chave


Indicadores de desempenho. Teoria Ator-Rede. Comunicação Informacional.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.21575/25254774rmsh2018vol3n1599

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Cândida Helena Alves Pereira Amaral

Revista Mundi Sociais e Humanidades ISSN 2525-4774

Qualis: B2 - Ensino, B4 - Interdisciplinar, B4 - Psicologia

 

Bases indexadas