PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA BIOLOGIA NO ENSINO PÚBLICO PARANAENSE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Jussara Isabel Stockmanns, Paloma Navarezi de Ávila

Resumo


Este artigo tem por objetivo analisar as práticas pedagógicas propostas por documentos elaborados para auxiliar os professores, durante as aulas desenvolvidas no ensino médio, da Educação Básica paranaense. Analisaram-se as metodologias e práticas pedagógicas aplicadas à disciplina de biologia, de modo que seja desperto no aluno a curiosidade, investigação e aprendizagem. A metodologia utilizada gira em torno da busca bibliográfica e documental, identificando o que está previsto na BNCC, nos PCNs, nas DCEs, no PPP das escolas e no PTD dos professores para as práticas pedagógicas da disciplina de biologia. Os principais autores utilizados foram Libâneo (2006), Freire (1996) Gasparin (2005), Krasilchik (2005) e Behrens (2012), os quais tratam da importância do planejamento docente, as metodologias eficazes, a interação do aluno com a sociedade e o papel ativo do aluno como pesquisador. Buscou-se pontuar como o método utilizado pelo professor na sala de aula, interfere na agregação da aprendizagem, quando ocorre a relação professor/aluno e interação com a sociedade, numa concepção da didática da pedagogia histórico crítica dos conteúdos, já que estes são inseridos diariamente ao convívio social. Pode-se concluir que não existe uma prática pedagógica ou metodologia específica para se trabalhar os conteúdos de biologia. Os professores adaptam suas práticas pedagógicas de acordo com a realidade e os documentos existentes para a concretização de suas aulas.


Palavras-chave


Este artigo tem por objetivo analisar as práticas pedagógicas propostas por documentos elaborados para auxiliar os professores, durante as aulas desenvolvidas no ensino médio, da Educação Básica paranaense. Analisaram-se as metodologias e práticas pedagóg

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DOI: http://dx.doi.org/10.21575/25254774rmsh2019vol4n2708

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Direitos autorais 2020 Jussara Isabel Stockmanns, Paloma Navarezi de Ávila

Revista Mundi Sociais e Humanidades ISSN 2525-4774

Qualis: B2 - Ensino, B4 - Interdisciplinar, B4 - Psicologia