Gênero, Ciência e Tecnologia: Percepções e perspectivas

Tânia Gracieli Vega Incerti, Lindamir Salete Casagrande

Resumo


Este artigo é parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado que discutiu gênero, educação, ciência e tecnologia. Objetiva-se apresentar a percepção das/os estudantes sobre os artefatos tecnológicos de seus cursos, sobre os conhecimentos e perspectivas do mercado de trabalho nessas áreas, e sobre as contribuições da tecnologia no que se refere à igualdade de gênero nesses espaços. Como técnica de pesquisa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 24 estudantes dos cursos técnicos em Mecânica e em Processos Fotográficos de uma instituição de ensino federal. Os resultados sugerem que em ambos os cursos há uma delimitação de áreas marcada pelas relações de gênero, e as mulheres, sendo minoria ou maioria nos cursos, vivenciam situações de desigualdades e também maiores dificuldades no mercado de trabalho.


Palavras-chave


Ciência e tecnologia; estudantes; mulheres; cursos técnicos

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.21575/25254774rmsh2019vol4n1842

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Tânia Gracieli Vega Incerti, Lindamir Salete Casagrande

Revista Mundi Sociais e Humanidades ISSN 2525-4774

Qualis: B2 - Ensino, B4 - Interdisciplinar, B4 - Psicologia

 

Bases indexadas