ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA SOBRE XADREZ E EDUCAÇÃO: UTILIZAÇÃO DO METHODI ORDINATIO

Augusto Cláudio Santa Brígida Tirado, Regina Negri Pagani

Resumo


Neste artigo, propomos Relacionar as produções de artigos relativos à utilização do xadrez na educação empregando as bases em periódicos para servir como apoio para estudos futuros. Foram relacionados artigos sem a delimitação temporal e publicados até julho de 2020. Com este objetivo, buscou-se a utilização das bases de periódicos Scopus e Web of Science para desenvolvimento da pesquisa. Procuraram-se utilizar a metodologia Methodi Ordinatio para classificação, revisão bibliográfica e a estruturação do estado da arte. Identificou-se após filtragem, 66 artigos para análise e leitura. Encontrou-se diversidade dos temas abordados relacionados com a educação nas pesquisas com enfoque da utilização do jogo para extrair os benefícios para o ensino. Os trabalhos apresentam predominância da psicologia cognitiva, estudos do xadrez como recurso educacional, busca de benefícios da utilização para a saúde, Prática Deliberada, xadrez adaptativo para crianças com deficiências entre outros. Este estudo apresenta limitações, pois se limitam a duas fontes, assim necessita-se ampliar o escopo de bases para possibilitar uma visão mais abrangente do cenário atual.

Palavras-chave


Xadrez, Educação, Methodi Ordinatio.

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DOI: http://dx.doi.org/10.21575/25254782rmetg2021vol6n11519

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Direitos autorais 2021 Augusto Cláudio Santa Brígida Tirado, Regina Negri Pagani

Revista Mundi Engenharia, Tecnologia e Gestão ISSN 2525-4782

Qualis: B4 - Interdisciplinar, B5 - Geografia, B5 - Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo, B5 - Comunicação e Informação, B5 - Engenharias III