EDUCANDO SABERES POR MEIO DO XADREZ: RELATO DE EXPERIÊNCIAS DE ENSINO

Eduardo José Menegotto, Heloisa Santini, Augusto Massashi Horiguti

Resumo


Os quatro pilares da educação para o século XXI, baseados no relatório da UNESCO, são: saber conhecer, ser, fazer e conviver. Podemos depreender que o xadrez abrange estes aspectos, contribuindo no processo educativo. Utilizado como instrumento complementar ao ensino, favorece a expansão de diversas potencialidades e o aprendizado de um modo agradável, lúdico e inclusivo. O projeto de Xadrez do Campus Caxias do Sul do IFRS, foi iniciado em 2015 e tem por objetivo proporcionar a aprendizagem e o aperfeiçoamento em Xadrez, que é um esporte, ciência, cultura e arte. A sua prática prepara os estudantes para enfrentar a vida com muito mais técnica, astúcia, respeito, caráter, tenacidade e contribuir na tomada de decisões em diferentes contextos. A equipe de execução é composta por servidores, bolsistas e a parceria com o Campus Farroupilha do IFRS. As atividades do projeto são realizadas por meio de encontros semanais com duração de até duas horas, divididos em níveis.  Uma das ações voltadas aos estudantes com necessidades educativas especiais é o Xadrez Acessível. O compartilhamento de saberes em encontros, oficinas, eventos científicos, jogos escolares e torneios, reflete a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Como resultados, os estudos têm contribuído para o processo de construção do perfil dos egressos e colocado o ensino do IFRS em evidência, podendo-se citar como exemplos o bicampeonato dos Jogos Escolares de Caxias do Sul e as participações nos JERGS, JIFRS e JIFSul. Além disso, desde 2017 busca-se a participação da comunidade externa com a realização do Torneio de Xadrez do IFRS Campus Caxias do Sul. A importância do projeto vai além das premiações, ocorrendo no processo formativo, estimulando o desenvolvimento dos saberes, agregando valores e habilidades como resiliência, respeito e disciplina, o que contribui, de forma efetiva, para a formação dos estudantes como indivíduos e membros da sociedade.

Palavras-chave


Xadrez; Educação; Saberes.

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DOI: http://dx.doi.org/10.21575/25254782rmetg2021vol6n11523

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Direitos autorais 2021 Eduardo José Menegotto, Heloisa Santini, Augusto Massashi Horiguti

Revista Mundi Engenharia, Tecnologia e Gestão ISSN 2525-4782

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