CONTRIBUIÇÕES DA PLATAFORMA SESSA PARA IDENTIFICAÇÃO DOS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM BÁSICA NO JOGO DE XADREZ

Cleiton Marino Santana, Danielle Ferreira Auriemo, Paulo Virgílio Rios Rodrigues

Resumo


Investigou-se a eficácia da Plataforma Sessa para identificação dos problemas de aprendizagem básica no jogo de xadrez. Utilizou-se a plataforma virtual como uma ferramenta para explorar as respostas de 205 testes básicos realizados pelos usuários. Verificou-se que embora as médias dos resultados dos usuários fossem excelentes, 29,6% dos erros encontrados nos testes dos usuários foram questões que envolvem os lances especiais, 19,8% referente à movimentação das peças, 19,6% sobre direções e tabuleiros de xadrez, 15,1% sobre xeque e xeque-mate, 11,6% sobre o posicionamento das peças e 4,2% sobre identificação das peças. Os principais erros evidenciados pela Plataforma são erros básicos da aprendizagem do xadrez. A plataforma apresentou-se satisfatória para identificar essas debilidades dos usuários, apontando especificamente cada uma delas. 


Palavras-chave


Jogos; Resolução de problemas; Aprendizagem.

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DOI: http://dx.doi.org/10.21575/25254782rmetg2021vol6n11526

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Direitos autorais 2021 Cleiton Marino Santana, Danielle Ferreira Auriemo, Paulo Virgílio Rios Rodrigues

Revista Mundi Engenharia, Tecnologia e Gestão ISSN 2525-4782

Qualis: B4 - Interdisciplinar, B5 - Geografia, B5 - Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo, B5 - Comunicação e Informação, B5 - Engenharias III