MUDANÇA DE CONSUMO: UTILIZAÇÃO DE INCENTIVOS PARA MUDANÇAS COMPORTAMENTAIS SAUDÁVEIS E SUSTENTÁVEIS

Ricardo Suzuki, Edelvino Razzolini Filho, Jose Marcelo Almeida Prado Cestari

Resumo



 O desenvolvimento social e tecnológico mudou a forma do consumo, consumo de alimentos industrializados e os aumentos de consumo de produtos de origem animais tiveram um impacto ambiental que vem gradativamente evoluindo. Muitos governos buscam alternativas que possam incentivar um comportamento socialmente sustentável e saudável, que diminuam os efeitos indesejáveis futuros no meio ambiente e na saúde da população. O que foi proposto neste artigo foi analisar como estratégias de nudge foram utilizadas com o objetivo de colaborar nas escolhas mais assertivas em publicações, no período de 2016 a 2020, e a correlação destas publicações. Foram utilizados análise cienciométrica relacionada a evolução das publicações, breve análise do resumo e resultados encontrados, bem como a identificação das coocorrências das palavras chaves utilizadas pelos autores. O estudo mostrou que a mudança comportamental referente a hábitos alimentares teve como públicos-alvo jovens, muitas vezes aplicados no ambiente escolar, ao mesmo tempo em que as pesquisas relacionadas a decisões econômica e ambiental tinham como objetivo contribuir para que as decisões individuais colaborassem com o desenvolvimento social. 


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DOI: http://dx.doi.org/10.21575/25254782rmetg2021vol6n41770

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Direitos autorais 2021 Ricardo Suzuki, Edelvino Razzolini Filho, Jose Marcelo Almeida Prado Cestari

Revista Mundi Engenharia, Tecnologia e Gestão ISSN 2525-4782

Qualis: B4 - Interdisciplinar, B5 - Geografia, B5 - Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo, B5 - Comunicação e Informação, B5 - Engenharias III