ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DO CLUBE DE XADREZ ONLINE IFRJ-CHESS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE XADREZ

Leandro de Oliveira Pereira, Vitor Hugo Santiago Medeiros Gama, Bruno Lima Patrício dos Santos, Rafael Pereira Santana, Davison Schaeffer de Oliveira

Resumo


 O presente trabalho traz uma análise da implantação do clube de xadrez online do projeto de extensão IFRJ-Chess como uma ferramenta pedagógica para o ensino de xadrez. No artigo foram levantados os dados e estatísticas de desempenho de todos os membros, em destaque os membros que são federados na FEXERJ, e traçados os perfis de jogo e do clube na plataforma. Deste modo, o clube na plataforma Chess.com se torna uma ferramenta para treinamentos da equipe federada, possibilitando um estudo do scout detalhado destes membros. Os resultados mostraram o conhecimento do estilo de xadrez mais jogado, o controle da prática de problemas, o perfil do rating e o estudo do desempenho dos membros. Também foi possível verificar que os torneios online realizados no clube promovem uma interação entre alunos, professores e técnicos dos campi do IFRJ, assim como entre membros de outras instituições. Com essas informações é possível propor um modelo metodológico para a criação e análise de clubes escolares online, além de definir as estratégias de treinamento e desenvolvimento para os membros do clube. Não por último, cabe ressaltar que o uso do clube na disciplina de Xadrez pedagógico, ministrada no curso de licenciatura em Matemática no IFRJ, campus Paracambi, demonstrou-se uma possibilidade de efetivação da curricularização da extensão conforme o novo PNE.  

Palavras-chave


Xadrez. Ensino. Extensão. IFRJ-Chess

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.21575/25254782rmetg2022vol7n21776

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Leandro de Oliveira Pereira

Revista Mundi Engenharia, Tecnologia e Gestão ISSN 2525-4782

Qualis: B4 - Interdisciplinar, B5 - Geografia, B5 - Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo, B5 - Comunicação e Informação, B5 - Engenharias III