FUNDAMENTOS DA BNCC PARA POLITICAS PÚBLICAS DE APLICAÇÃO DO XADREZ NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Juliana Barranco Tasca, Antonio Cesar Gomes da Silva

Resumo


Conforme mudanças na Legislação Educacional nos últimos anos, sobretudo com a BNCC, atribuindo a educação infantil posição de igualdade de importância ao ensino fundamental, destacamos o assunto relevante para educadores e sociedade civil interessada, pois pesquisadores e estudiosos apontam ser esta a melhor idade para aquisição do conhecimento, vivencias e experimentações servindo de base para toda vida. Partindo desta análise nos despertou o desejo de estudar metodologias aplicável por meio de políticas públicas oriunda da Educação para Educação Infantil com aplicabilidade do xadrez para crianças de pré-escola (5 anos) buscando por meio de análise e adaptação desta metodologia ao conteúdo proposto. Destacamos a situação da educação infantil na atualidade a aplicabilidade do xadrez para a pré-escola, buscando por meio do conhecimento educacional, utilizando-se do método hipotético dedutivo exploratório, na busca de maior familiaridade com o assunto onde o estudo bibliográfico foi realizado com uma abordagem qualitativa e aplicada conforme o pesquisador foi analisando para interpretar e sugerir apontamentos e abordagens com perspectivas diferenciadas sobre o assunto analisado, objetivando novos apontamentos ao ensino do xadrez para crianças de pré-escola.  Inferimos que no decorrer do estudo o quão fácil se faz a inserção do xadrez na proposta curricular da educação brasileira, seja como atividade complementar, atividade extra curricular ou mesmo no próprio currículo escolar, o jogo de xadrez contribuirá no auxílio da aprendizagem dos alunos, principalmente nestes tempos pós-pandemia, mostrando-se que o ensino desse jogo faz jus ao que foi evidenciado neste estudo e na relevância socioeducativa, pois há preposições que o xadrez é prática exclusiva da elite intelectual e social. E é por meio da oferta massificada do xadrez a todos que esta intencionalidade social mudará e desenvolverá novos olhares ao xadrez, pois estará ao alcance de todos e todos conhecerão e se beneficiarão o que ele nos proporciona.

Palavras-chave


Aprendizagem; BNCC; Educação Infantil; Xadrez.

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DOI: http://dx.doi.org/10.21575/25254782rmetg2022vol7n21789

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Direitos autorais 2022 Juliana Barranco Tasca, Antonio Cesar Gomes da Silva

Revista Mundi Engenharia, Tecnologia e Gestão ISSN 2525-4782

Qualis: B4 - Interdisciplinar, B5 - Geografia, B5 - Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo, B5 - Comunicação e Informação, B5 - Engenharias III