AS APROXIMAÇÕES E DIFERENÇAS ENTRE O XADREZ EDUCACIONAL E O DE RENDIMENTO

Cristiana Fiusa Carneiro, Valério Brusamolin

Resumo


O campo do xadrez educacional cresceu nos últimos anos, aumentando o interesse da sociedade por este tema. A partir da publicação feita pela Federação Internacional de Xadrez (FIDE), em junho de 2020, surgem questões como: O que caracteriza o campo do xadrez educacional e do xadrez esportivo? Quais são os objetivos de cada um?  O que os diferencia?  Há controvérsias a respeito do local de ensino do xadrez de rendimento?  Seria o ambiente escolar o local adequado para o desenvolvimento do xadrez esportivo? Em face destas questões, este artigo propõe aprofundar os temas apresentados na publicação da FIDE e traçar as aproximações e distanciamentos entre o xadrez educacional e o xadrez de rendimento com base na Teoria Ator-Rede (TAR) dentro da área de Ciência, Tecnologia, Sociedade (CTS).  A revisão da literatura versou sobre os principais conceitos da CTS, da TAR e dos dois campos do xadrez acima citados. Para isso, consultou-se as bases de dados eletrônicos Scielo, Google Acadêmico, Research Gate e as bibliotecas virtuais da USP e IFPR. Utilizou-se os seguintes descritores para a busca: xadrez, teoria ator-rede, esporte, escola, rendimento, nos idiomas português, inglês e espanhol. Por fim, articula-se a teoria com a publicação e são estabelecidas as aproximações e diferenciações entre esses dois campos do xadrez.  


Palavras-chave


Xadrez Educacional; Xadrez Esportivo; Teoria ator-rede; Esporte; Escola

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DOI: http://dx.doi.org/10.21575/25254782rmetg2022vol7n21889

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Direitos autorais 2022 Cristiana Fiusa Carneiro, Valério Brusamolin

Revista Mundi Engenharia, Tecnologia e Gestão ISSN 2525-4782

Qualis: B4 - Interdisciplinar, B5 - Geografia, B5 - Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo, B5 - Comunicação e Informação, B5 - Engenharias III