DESENVOLVIMENTO DE OFICINAS PARA ESCOLAS ESTADUAIS COMO MEIO DE APRENDIZAGEM ATIVA PARA COMPETIÇÕES DE ROBÓTICA

Gabriele Cardoso da Cruz, Marcos Vinicius Batista, Carlos Eduardo Angelini, Ana Lívia Garcia Ribeiro, Lara Beatriz Moraes, André Luiz Salvat Moscato

Resumo


Com o crescimento da indústria 4.0, a utilização da robótica no mundo do trabalho se tornou mais presente, motivo pelo qual a área vem sendo fomentada no âmbito escolar, cultivando assim, nos discentes, o pensamento crítico a partir da resolução de problemas e desenvolvimento de projetos. No ano de 2021, a Secretaria de Educação do Estado do Paraná realizou a entrega de kit’s de robótica para as escolas da rede básica de educação. Entretanto, apesar da ação, não foi ofertado o devido suporte às escolas contempladas. Desta forma, o Instituto Federal do Paraná – Campus Jacarezinho e o Laboratório Maker GaJac, com parceiros, realizaram 2 oficinas com docentes e discentes, visando auxiliá-los no desenvolvimento da robótica. Com isso, em agosto de 2022 foi ofertada uma oficina presencial de montagem e programação de robôs no IFPR, cujo 19 escolas do Norte Pioneiro do Paraná puderam participar com seus alunos e professores. Os resultados da oficina e seus impactos logo foram notados, uma vez que os discentes continuaram a desenvolver atividade na área de robótica na GeniusCon 2022, onde algumas equipes participantes estiveram na oficina ofertada pelo IFPR. É de suma importância também mencionar que uma das equipes presentes foi premiada em nível estadual pela montagem e programação de um robô. Ademais, há perspectivas de oferta de outras oficinas, capacitando alunos e docentes das escolas da região na área da robótica e, portanto, da indústria 4.0, tanto no âmbito educacional quanto na profissional.

Palavras-chave


Robótica, Cultura Maker, Aprendizagem Ativa e Oficinas

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DOI: http://dx.doi.org/10.21575/25254782rmetg2022vol7n72364

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Direitos autorais 2022 Gabriele Cardoso da Cruz, Marcos Vinicius Batista, Carlos Eduardo Angelini, Ana Lívia Garcia Ribeiro, Lara Beatriz Moraes, André Luiz Salvat Moscato

Revista Mundi Engenharia, Tecnologia e Gestão ISSN 2525-4782

Qualis no Quadriênio 2017-2020: B3