FUNÇÃO DO LÍDER NO PROCESSO DE MOTIVAÇÃO ORGANIZACIONAL

Juçara Aparecida Pereira Souza

Resumo


A necessidade de manter-se no mercado e garantir a fidelidade dos clientes desafia as organizações atuais. Saber gerir bem os recursos financeiros, atender às exigências do mercado, ter bons fornecedores e uma logística eficaz são pontos importantes dos negócios. No entanto, para que haja excelência nesses processos é necessário atenção com um importante componente do sistema, o capital humano, atitude que já é reconhecida como estratégia de competitividade. Nesse contexto, compreende-se que os colaboradores que prestam seus serviços às organizações e que são sempre conduzidos por um líder, têm papel fundamental para no desenvolvimento da empresa. Sendo assim, o líder precisa garantir que o trabalho seja feito com comprometimento e segurança e para isso é preciso manter a equipe sempre motivada. Este estudo se dedica a analisar qual a função do líder durante o processo de motivação dos colaboradores. Para atingir tal objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica qualitativa que buscou estudar o conceitos de motivação e liderança, bem como a relação entre eles. Ao final do estudo identificou-se que não há um único estilo de liderança motivadora adequada para todos os tipos de organizações e situações e que o processo motivacional depende de um conjunto de fatores de natureza intrínseca.


Palavras-chave


Liderança; Motivação; Capital intelectual

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.21575/25254782rmetg2016vol1n2271

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Juçara Aparecida Pereira Souza

Revista Mundi Engenharia, Tecnologia e Gestão ISSN 2525-4782

Qualis: B4 - Interdisciplinar, B5 - Geografia, B5 - Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo, B5 - Comunicação e Informação, B5 - Engenharias III