BIBLIOTECA ESCOLAR X PERCEPÇÃO DO USUÁRIO SOBRE O ACERVO : UM ESTUDO UTILIZANDO O MÉTODO SERVQUAL

Ana Cláudia dos Santos de Lima, Stella Regina Reis da Costa

Resumo


As bibliotecas no contexto atual aderem cada vez mais as revoluções sociais, cientificas e tecnológicas, não são mais consideradas um mero depósito de livros, mas um cada vez mais importante dentro das instituições. O usuário tem se tornado cada vez mais critico, buscando serviços de qualidade. Com isso, avaliação de serviços torna-se cada vez mais necessária, para mensurar o nivel de satisfação do usuário e obter melhoras constantes quanto aos serviços oferecidos. Nesse contexto, essa pesquisa teve como objetivo propor um modelo de avaliação dos serviços de uma Biblioteca Escolar, que baseou-se nas percepções dos usuários para propor melhorias nos serviços oferecidos. O questionário utilizado para coleta de dados, teve como base o Modelo SERVQUAL e o adaptou para a realidade da Biblioteca. Para o tratamento dos dados utilizou-se o programa Excel, que possibilitou a análise de cada critério. O estudo apresentado poderá servir como base para novos pesquisadores que tenham como tema de pesquisa a avaliação de serviços de bibliotecas utilizando ferramentas da gestão da qualidade total. É importante salientar que este estudo respondeu uma série de questionamentos em relação aos serviços oferecidos pela Biblioteca Escolar, destacando-se entre a necessidade de adaptação às novas tecnologias e contribuirá para que sejam implementadas reformulações e melhorias dos serviços oferecidos aos seus usuários.

Palavras-chave


Avaliação de Serviços; Bibliotecas; Usuários; SERVQUAL; Gestão da Qualidade.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.21575/25254782rmetg2017vol2n1281

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Ana Cláudia dos Santos de Lima, Stella Regina Reis da Costa

Revista Mundi Engenharia, Tecnologia e Gestão ISSN 2525-4782

Qualis: B4 - Interdisciplinar, B5 - Geografia, B5 - Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo, B5 - Comunicação e Informação, B5 - Engenharias III