METODOLOGIAS ATIVAS: SALA DE AULA INVERTIDA - UM NOVO JEITO DE APRENDER

Lilian Rodrigues, EVANDRO ANTÔNIO CORRÊA, Bruna Santos, Daiane Padula Paz

Resumo


Novos processos de informações, gerados, principalmente pela internet, fazem a diferença hoje entre os que sabem fazer escolhas (o conhecimento) e os que só sabem ver as informações. Fazer escolhas, analisar, comparar, ser competente é, portanto hoje, o maior desafio que vamos mostrar aos nossos alunos. Como escolher as respostas certas, relacionando-as entre milhares de informações que recebe para formular as perguntas certas, as questões importantes para gerar novas informações. A sala de aula invertida propõe a inversão completa do modelo de ensino. Sua proposta é prover aulas menos expositivas, mais produtivas e participativas, capazes de engajar os alunos nos conteúdos e melhorar a utilização do tempo e conhecimento do professor. A sala de aula invertida é uma estratégia de aprendizagem combinada com o objetivo de melhorar o envolvimento e os resultados do aluno. Com a tecnologia da informação e comunicação presente na vida dos indivíduos, é comum encontrar alunos que utilizam dispositivos eletrônicos, logo a escola não pode ficar afastada dessa realidade. Cabe então ao professor o papel de organizar sequências didáticas que tomem o material instrucional como base para, por meio de metodologias ativas, levar o aluno a refletir, analisar, aplicar, resolver problemas e casos de ensino. O objetivo desta revisão é realizar uma pesquisa bibliográfica compreensiva sobre a sala de aula invertida, baseada em autores da área: BERGMANN, J.; SAMS (2016), BISHOP e VERLEGER (2013), MORAN (2014), VALENTE (2014), entre outros.

Palavras-chave


Sala de aula invertida; Educação, Metodologias ativas; TICs.

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DOI: http://dx.doi.org/10.21575/25254782rmetg2019vol4n1752

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Direitos autorais 2019 Lilian Rodrigues, EVANDRO ANTÔNIO CORRÊA, Bruna Santos, Daiane Padula Paz

Revista Mundi Engenharia, Tecnologia e Gestão ISSN 2525-4782

Qualis: B4 - Interdisciplinar, B5 - Geografia, B5 - Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo, B5 - Comunicação e Informação, B5 - Engenharias III