MÉTODO DE ANÁLISE POR ENVOLTÓRIA DE DADOS PARA AVALIAÇÃO DE UM NICHO DE TELEVISORES NO MERCADO NACIONAL

Mariane Rangel de Matos, Henrique Rego Monteiro da Hora, Cristine Nunes Ferreira

Resumo


No período de 2011 à 2016 houve um aumento de 17,2% das unidades de habitação destinadas ao setor de turismo necessitando de uma modernização constante nos serviços oferecidos. Desta forma, é recomendado a aquisição de aparelhos de televisão que possuam tecnologia no mínimo DTV. Aplicou-se o modelo de análise envoltória de dados, Data Envelopment Analysis (DEA), para avaliar a eficiência na aquisição de aparelhos de televisão. Foram avaliados dezesseis aparelhos de várias marcas que estão disponíveis no mercado nacional. As variáveis consideradas foram a potência e o preço como inputs e o tamanho da tela como output. Dentre os modelos DEA, optou-se pelos modelos CCR e BCC. Um dos resultados alcançados com esse método foi a possibilidade de distinguir os aparelhos eficientes dos ineficientes, encontrando dois tipos de aparelhos eficientes auxiliando na aquisição das mercadorias. Outro resultado interessante foi a possibilidade de otimizar o mercado buscando meios para mudança nos produtos oferecidos visando atender a demandas como menores preços e menor consumo de energia. Essa otimização foi feita usando o método BCC onde foi encontrado quatro aparelhos eficientes. O trabalho mostra a viabilidade da aplicação do DEA para ajudar na tomada de decisão e promover a melhoria nos produtos ofertados.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.21575/25254782rmetg2019vol4n5921

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Mariane Matos, Henrique Da Hora, Cristine Ferreira

Revista Mundi Engenharia, Tecnologia e Gestão ISSN 2525-4782

Qualis: B4 - Interdisciplinar, B5 - Geografia, B5 - Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo, B5 - Comunicação e Informação, B5 - Engenharias III