ENSINO APRENDIZAGEM: PRÁTICA EDUCATIVA NO ENSINO MÉDIO DE CONTEUDO DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA

Marcelo Maia, Maria do Carmo Duarte Freitas, Glauco Gomes de Menezes

Resumo


A formação docente remete reflexões do método de ensino aprendizagem a ser desenvolvido nos alunos e futuros profissionais da educação. Este estudo tem como objetivo demonstrar uma prática educacional de intervenção pedagógica em conjunto com uma análise comparativa da aprendizagem a partir da informação transmitida em duas estratégias diferentes – com e sem suporte tecnológico, a sequência didática e instrução realizada junto ao Programa Especial de Formação Pedagógica - Curitiba. A metodologia aplicada é abordagem qualitativa e os instrumentos utilizados para a coleta de dados à observação, o registro e a aplicação de um teste avaliativo que envolveu questões fechadas de múltipla escolha. Os participantes foram discentes de uma instituição educacional pública, no período noturno que perfazem o primeiro ano do ensino médio. Os resultados mostram que os discentes que tem um envolvimento maior com a tecnologia da informação, consegue absorver o conteúdo lecionado de maneira mais rápida, com grande percepção de aprendizado. 


Palavras-chave


Ensino-aprendizagem; informação; formação pedagógica; PROFOP.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.21575/25254774rmsh2016vol1n2116

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Marcelo Maia, Maria do Carmo Duarte Freitas, Glauco Gomes de Menezes

Revista Mundi Sociais e Humanidades ISSN 2525-4774

Qualis: B2 - Ensino, B4 - Interdisciplinar, B4 - Psicologia