EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: GESTÃO DA UAB/NEAD UNICENTRO, CURSO DE PEDAGOGIA NO CAMPUS IRATI

Jussara Isabel Stockmanns

Resumo


O artigo aqui descrito objetivou apresentar a gestão da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO) e as políticas públicas federais, sob ótica da legislação, do gerenciamento e do financiamento da UAB quanto à gestão no âmbito federal e em parceria com IES (Instituições de Ensino Superior), entes federativos (estaduais e municipais). Pretendeu-se descrever sobre as políticas públicas da Gestão das Universidades Abertas do Brasil, apresentando a história da UAB no Brasil e da UAB/UNICENTRO. Estuda a ação da gestão administrativa e pedagógica da educação na modalidade de educação a distância ofertada UNICENTRO/NEAD/UAB, voltados para o Curso de Pedagogia modalidade a distância no Campus de Irati/PR. A pesquisa realizada foi exploratória com fontes bibliográficas e documentais. Esta pesquisa vislumbrou apresentar aspectos históricos da UAB nacional, da UAB em parceira com a UNICENTRO/NEAD e as articulações administrativas e pedagógicas do Curso de Pedagogia, ofertado na UNICENTRO/Campus Irati. As concepções de educação e de gestão aqui percebida no contexto diário/prático são de ações democráticas. Privilegia o potencial humano, a comunicação, as ações descentralizadas e o trabalho coletivo, focando o processo de aprendizagem qualitativo de todos os envolvidos. A gestão da UNICENTRO/NEAD/UAB visando a qualidade na EAD privilegia a formação continuada dos professores, tutores e demais envolvidos com a gestão administrativa e pedagógica da UAB/UNICENTRO.



Palavras-chave


Educação a distância. Gestão democrática. Universidade Aberta do Brasil. Políticas públicas. Curso de Pedagogia.

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DOI: http://dx.doi.org/10.21575/25254774rmsh2016vol1n1127

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Direitos autorais 2016 Jussara Isabel Stockmanns

Revista Mundi Sociais e Humanidades ISSN 2525-4774

Qualis: B2 - Ensino, B4 - Interdisciplinar, B4 - Psicologia