A GESTÃO PATRIMONIAL EM INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO
Resumo
O presente artigo trata da análise da gestão patrimonial em duas instituições públicas de ensino, a Universidade Federal do Paraná-UFPR e o Instituto Federal do Paraná- IFPR. O principal objetivo da pesquisa foi mapear o processo de controle patrimonial dessas instituições e traçar um quadro comparativo a fim de analisar os critérios adotados quanto a gestão patrimonial compreendendo, os fluxos, os controles, os sistemas operacionais, e o levantamento dos problemas existentes. Como metodologia utilizou-se a pesquisa bibliográfica, descritiva, exploratória e qualitativa. Realizou-se entrevista não estruturada com os responsáveis pela Gestão Patrimonial nas Instituições a fim de propiciar melhor embasamento ao estudo. Elaborou-se um questionário com quinze perguntas abertas que foram encaminhadas, por meio eletrônico, à trinta servidores que atuam na gestão patrimonial das Instituições pesquisadas. Como técnica para análise dos resultados, utilizou-se a análise de conteúdo de acordo com as etapas apresentada por Bardin. Como resultado a pesquisa trouxe à tona diversas dificuldades que o setor patrimonial enfrenta para gerenciar os bens públicos, diante da falta de comprometimento dos servidores usuários do material, a dificuldade encontrada em se inventariar os bens e controlá-los, sistemas patrimoniais de controle pouco eficientes, a falta de colaboração e entendimento, destacando-se a necessidade de capacitação dos servidores responsáveis pela área patrimonial para enfrentamento das dificuldades patrimoniais. Em ambas as instituições pesquisadas se encontrou praticamente os mesmos problemas, embora sejam instituições com tempo de vida diferenciadas, as dificuldades convergiram. Os pesquisados indicaram que um instrumento que orientasse, padronizasse os procedimentos patrimoniais seria de grande auxilio na tomada de decisões, na compreensão dos objetivos e obrigações legais no cuidado e no gerenciamento dos bens permanentes em Instituições Públicas de Ensino.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.21575/25254774rmsh2021vol6n11433
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Adriano Willian da Silva Viana Pereira, Regina Célia de Lima
Revista Mundi Sociais e Humanidades ISSN 2525-4774
Qualis: B2 - Ensino, B4 - Interdisciplinar, B4 - Psicologia