A EDUCAÇÃO TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EM CONTABILIDADE E O USO DA TECNOLOGIA EDUCACIONAL – UMA ANÁLISE CURRICULAR DO CURSO DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ

Micheline Paitra Alves dos Santos, Cristina Maria Ayroza de Freitas

Resumo


O presente artigo tem por objetivo analisar o currículo do curso Técnico em Contabilidade Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Paraná mediante a análise quantitativa da resposta dos egressos ao levantamento realizado, na perspectiva de apresentar possíveis alternativas curriculares quanto ao uso da tecnologia educacional no aprendizado dos estudantes ingressos neste curso. A abordagem metodológica foi de natureza empírica e descritiva e teve como base a pesquisa bibliográfica e histórica no intuito de desvendar como surgiu e se desenvolveu a educação profissional ao longo dos tempos. Utilizou a técnica Survey para realizar o levantamento e análise qualitativa e quantitativa dos dados e das informações coletadas. A população foi composta por estudantes egressos do curso Técnico em Contabilidade Integrado ao Ensino Médio do Campus Curitiba formados nos anos de 2011 a 2014. Em uma primeira aproximação dos resultados, com relação aos dados analisados foi possível observar que a educação atual ainda está muito ligada aos conceitos pedagógicos tradicionais de ensino, porém, apoia-se nos recursos modernos de suporte ao ensino-aprendizagem, como elementos facilitadores do trabalho do profissional professor e por consequência aproximam e estimulam o aluno ao aprendizado.


Palavras-chave


Componentes Curriculares. Curso Técnico. Contabilidade. Tecnologia Educacional.

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DOI: http://dx.doi.org/10.21575/25254774rmsh2016vol1n124

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Direitos autorais 2016 Micheline Paitra Alves dos Santos, Cristina Maria Ayroza de Freitas

Revista Mundi Sociais e Humanidades ISSN 2525-4774

Qualis: B2 - Ensino, B4 - Interdisciplinar, B4 - Psicologia